Nas décadas de 1930 e 1940, cassinos brasileiros tiveram seu auge. Os cassinos eram, naquela época, reservados à alta sociedade e eram muito luxuosos.
Hoje em dia, os prédios que antes abrigavam mesas de jogos, são centros cultural, hotéis de luxo e até um convento.

Segundo Zenith Ribas, a administradora do antigo prédio do Cassino do Ahú, que virou uma capela: “só foram feitos arcos nos fundos para dar um ar mais sacro”.
Hotéis cassinos eram vistos como “a jóia da coroa”. Em Minas Gerais, o estado pratriocina quatro grande complexos, e centenas de turistas, principalmente do Rio e São Paulo, visitam as propriedades todo ano.

De acordo com Michele Arroyo, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico de Minas Gerais, “era um plano de movimentação econômica.”

 Luxo

Em Petrópolis (RJ), o Hotel Quitandinha, foi construído para se tornar o maior cassino da América Latina. Nomes como Frank Sinatra e Walt Disney frequentavam o salão de jogos, tido como maior do mundo.

O Dress Code também estava a altura, visitantes só podiam entrar de vestido longo ou terno e gravata.

Em algumas cidades fichas de jogo serviam até como moeda de troca.

Além de ilustres visitantes, grandes artistas como Emilinha Borba e Carmen Miranda se apresentaram nos grandes cassinos brasileiros.

O Fim

Em 1946, jogos de azar passaram a ser ilegais no país. O presidente Eurico Dutra foi o responsável pela decisão repentina.

O cassino da Urca, no Rio de Janeiro, foi sede da TV Tupi por uns anos, porém o mais icônico dos cassinos foi abandonado ser anos, e somente em 2016 foi restaurado e se tornou o InstitutoEuropeo di Design.

Outros cassinos se tornaram centros e convenções. Em Petrópolis, o Quitandinha virou apartamentos particulares e atração turística. Já em Belo Horizonte, o cassino da Pampulha, projetado por Niemeyer, se tornou um museu.

Recentemente, projetos de reativar os jogos vêm sendo estudados pelo governo como forma de lutar contra a crise econômica no país. Porém a maior preocupação seria risco de lavagem de dinheiro e impacto social.