Em Hong Kong, um juiz do Supremo Tribunal ordenou o proprietário de um navio de cruzeiro usado como casino, que tinha sido muito bem-sucedido no passado, a vender o navio em leilão e usar o dinheiro adquirido para pagar os salários atrasados da sua tripulação de 46 membros.
De acordo com um relatório publicado no South China Morning Post, o juiz Peter Ng Kar-Fai decidiu que o navio de 36 anos deveria ser avaliado por dois peritos independentes, nomeados pelo tribunal, antes do proprietário ser obrigado a pagar os $490.000 em salários pendentes.
O navio de 12.586 toneladas foi comprado pelo Arising International Holdings no final de 2012 por mais de $12,89 milhões, antes de ser registrado na nação insular de Palau. Em seguida, o navio foi alugado por uma taxa mensal de cerca de $258.000 e utilizado para o transporte de empresários chineses à águas internacionais, onde o jogo é legalizado.
O jornal local também informou que no passado o volume de negócio no navio alcançava $1,28 milhões, com mais de 400 passageiros a bordo, mas os números caíram drasticamente em 2015 devido as medidas repressivas de Pequim sobre a corrupção e o setor de jogos de azar no país.
Devido as mudanças no volume de negócios, a Arising International Holdings, registrada nas Ilhas Virgens Britânicas mas propriedade de um empresário de Hong Kong em parceira com um grupo de investidores, supostamente entrou em dificuldades financeiras. Segundo o jornal, cerca de sete meses atrás o navio parou de pagar o salário da sua tripulação.
Alguns membros da tripulação entraram em um acordo feito pela Federação Internacional dos Trabalhadores de Transportes. No total, 33 membros da tripulação foram repatriados e receberam pagamentos avançados de $4.000, porém outros permaneceram a bordo para manter as operações do navio.
O New Imperial Star está agora detido em Hong Kong, e espera-se obter pelo menos $2 milhões com venda do navio no leilão.